
Esquecer de tomar o anticoncepcional pode diminuir sua eficácia na prevenção da gravidez. O que você deve fazer depende do tipo de anticoncepcional que está usando e do tempo que passou desde a última dose. Aqui estão algumas orientações gerais: **Pílula Anticoncepcional**: – Se você esqueceu uma pílula, tome-a assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar duas pílulas de uma só vez. Continue tomando as pílulas nos horários regulares. – Se você esqueceu mais de uma pílula, siga as instruções do seu anticoncepcional ou consulte seu médico para orientação. – Utilizar métodos de barreira (como preservativos) nas relações sexuais durante o restante do ciclo, já que a eficácia do anticoncepcional pode estar comprometida.
Se você esqueceu de tomar o anticoncepcional, é importante seguir as instruções específicas do seu médico ou o folheto que acompanha a embalagem do seu anticoncepcional. No entanto, aqui estão algumas diretrizes gerais: Leia as instruções: Verifique as instruções do seu contraceptivo para determinar o que fazer em caso de esquecimento. Alguns contraceptivos têm orientações diferentes.
Se você é mulher, é bem provável que já tenha se esquecido de tomar a pílula anticoncepcional no dia correto ou no horário habitual. Pois saiba que você não está sozinha.
Segundo a pesquisa global “Millennials e Contracepção — Por que nos esquecemos?”, realizada pela Bayer em 9 países com 4,5 mil mulheres, e que no Brasil contou com apoio do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as brasileiras são as que mais esquecem de tomar a pílula. Enquanto a média mundial ficou em 39%, aqui 58% das entrevistadas afirmaram ter esquecido de tomar o anticoncepcional pelo menos uma vez no último mês. Entre os motivos apontados estão estresse e ter guardado o medicamento em local pouco visível.